Nossa História
O Observatório Regional de Turismo e Eventos foi criado em 2020 para atender a demanda dos municípios da região de Olímpia, interior de São Paulo, região de grande fluxo de turismo com a finalidade de proporcionar ferramentas para planejar e ordenar a atividade turística de forma a evitar os efeitos negativos nos recursos e direcionando as ações de forma adequada e sustentável para o destino.
Em um cenário pós pandemia que já começamos a vivenciar, é fato que teremos uma demanda reprimida buscando por alternativas de lazer e viagens em nossa região gerando um cenário de crescente competição entre os destinos receptores de turismo. E em um ambiente de competição entre destinos, o monitoramento da atividade turística e o fornecimento de informações oportunas e confiáveis a informação pode ser o diferencial para um claro posicionamento de mercado.
Pensando desta forma, o Observatório Regional de Turismo e Eventos se apresenta como ferramenta para realização de pesquisas quantitativas e ou qualitativas facilitando a integração entre a escola, o setor público e o privado bem como a população e os turistas que são impactados e envolvidos pela atividade turística e de eventos.
Criado e viabilizado pela Prof.ª Ms. Luana Cunha Palma, através de um Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão do IFSP, para tempos de pandemia, a proposta de criação do Observatório Regional de Turismo e Eventos foi selecionada pois estava adequada às necessidades de distanciamento social impostas pela pandemia de coronavírus e articulados com o ensino e a pesquisa, para serem desenvolvidos em 2021, propiciando a articulação da comunidade acadêmica e da sociedade do entorno do Campus no desenvolvimento de projetos com aporte de recursos institucionais.
Lançamento ORTE
No dia 24 de fevereiro de 2022 às 20:00 horas, ocorreu o lançamento oficial do ORTE (Observatório Regional de Turismo e Eventos), através de uma live no canal oficial do YouTube do IFSP- Campus Barretos.
Com a presença das primeiras monitoras do projeto, as professoras coordenadoras do projeto e com a ilustre presença da Profª Giovanna Tavares Representante da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo, que discursou sobre o papel dos observatórios no monitoramento da atividade turística, imprescindível em cidades com grande fluxos de turistas.